É Coreógrafo / Servidor técnico da UFRJ no Curso de Direção Teatral UFRJ, atuando em diversas funções como na Coordenação geral da Mostra Mais de Teatro da UFRJ desde 2010, na orientação e direção de movimento dos alunos nas montagens das peças teatrais do curso, na assistência aos professores nas disciplinas de Direção V, Ator III e Dramaturgia IV do curso de Direção Teatral, e também na Direção de movimento das óperas na Escola de Música da UFRJ e na Direção de cena do Coral Infantil da UFRJ e Brasil Ensemble UFRJ
Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2017). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É Coreógrafo / Servidor técnico da UFRJ no Curso de Direção Teatral UFRJ, atuando em diversas funções como na Coordenação geral da Mostra Mais de Teatro da UFRJ desde 2010, na orientação e direção de movimento dos alunos nas montagens das peças teatrais do curso, na assistência aos professores nas disciplinas de Direção V, Ator III e Dramaturgia IV do curso de Direção Teatral, e também na Direção de movimento das óperas na Escola de Música da UFRJ e na Direção de cena do Coral Infantil da UFRJ e Brasil Ensemble UFRJ. É Diretor Artístico/Coreógrafo do Núcleo Artístico DUO FACTO de Pesquisa em Dança (desde 1999). Tem experiência na área de Artes/Comunicação, com ênfase em Dança Contemporânea/Coreografia e Direção teatral. Sua pesquisa tem como objeto de reflexão a estética do grotesco na dança/corpo/movimento.
Lívia Flores nasceu no Rio de Janeiro, em 1959, e iniciou sua produção artística no começo dos anos 1980. É graduada em Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e estudou artes na Academia de Düsseldorf, na Alemanha, onde morou entre 1984 e 1993. É mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e doutora em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ). Atualmente, leciona na Escola de Comunicação e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Artes da Cena (UFRJ).
Professora associada da Escola de Comunicação da UFRJ. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes PPGAV-EBA-UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação PPGAC-ECO-UFRJ. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Artista e pesquisadora, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, filme, instalações, intervenções urbanas. Sua produção acadêmica inclui textos em publicações nacionais e internacionais e os livros: Livia Flores - Arte Bra (Automatica, 2012) e Instruções para filmes (ebook org. com Katia Maciel, ed.+2, 2013). Coordena o grupo de pesquisa Atotalidade - CNPq, onde desenvolve Desilha/projeto de pesquisa em arte e cidade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 (2019)
Professor de Direção Teatral e Iluminação Cênica na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Sistema Universitário de Apoio Teatral - SUAT/UFRJ.
Diretor Teatral. Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio - 1990), Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio1999) e Doutorando em Planejamento Ambiental no PPE/COPPE (ingresso em 2016). Professor de Direção Teatral e Iluminação Cênica na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Sistema Universitário de Apoio Teatral - SUAT/UFRJ.
Desenvolve linha de pesquisa com ênfase em Interpretação teatral, dança e pedagogia do teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes do movimento, atuação, musicalidade da cena, consciência corporal, práticas educativas no ensino das artes cênicas, Educação Somática, Análise Laban do Movimento (LMA).
Prof. Associada na Escola de Comunicação da UFRJ. Coordenadora Adjunta para Mestrados Acadêmicos na área de Artes - CAPES desde 2018. Dra. em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Teatro pela UNIRIO, com Especialização em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Artes Cênicas na UNIRIO. Professora e coordenadora do Curso de Graduação em Artes Cênicas - habilitação em Direção Teatral da UFRJ. É professora efetiva no Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) da UNIRIO, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas. Foi Prof. Adjunta na Escola de Teatro da UFBA de 2002 a 2014, lecionando no Curso de Graduação (Bacharelado em Teatro) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA). Integrante da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas e Interfaces da Dança (UFRJ). Bailarina formada pela Escola Angel Vianna de Dança Contemporânea, no Rio de Janeiro. Autora do livro Ritmo e Dinâmica no Espetáculo Teatral, Ed. Perspectiva, 2014. Coordenadora e autora de capítulo no livro Dança e Educação em Movimento, Ed. Cortez, 2ª ed, 2012. Tem diversos artigos e capítulos de livros publicados. Atriz profissional desde 1984, tendo atuado em mais de cinquenta espetáculos, como atriz e/ou bailarina. Diretora teatral do Groove Estúdio Teatral desde 2008. Indicada ao Prêmio Braskem de Teatro (BA), em 2007, pelo espetáculo Canteiros de Rosa, categoria Melhor Direção; em 2010 pelo espetáculo A Cela, categoria Melhor Atriz; em 2013 pelo projeto Um Piano O Bolero E A Galinha, pela execução; e em 2014 como atriz em As Confrarias. Vencedora do Prêmio de Melhor Atriz do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE) em 2003 com Joguete. Indicada em outros anos, e por outros trabalhos, ao Troféu Mambembe, ao Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem e ao Prêmio Shell de Teatro (RJ). Preparadora corporal de atores em teatro, cinema e TV. Desenvolve linha de pesquisa com ênfase em Interpretação teatral, dança e pedagogia do teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes do movimento, atuação, musicalidade da cena, consciência corporal, práticas educativas no ensino das artes cênicas, Educação Somática, Análise Laban do Movimento (LMA).
Desenvolve atualmente a pesquisa Teatro e Tecnologia (CAPES) e Autobiografia na cena contemporânea.
Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Representante do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no Conselho de Ensino para Graduados (CEPG). É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Publicou em 2017, o minilivro de poesia Caderno de Viagem (7Letras, 2017). Desenvolve atualmente a pesquisa Teatro e Tecnologia (CAPES) e Autobiografia na cena contemporânea. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão de Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle. É membro pesquisador do projeto Labex ARTS-H2H La performance théâtrale au musée : une nouvelle médiation transculturelle, criado por Katia Legeret, na Université Paris 8 - Saint Denis.
Érika Neves é produtora cultural do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenando a produção de todas as Mostras de Teatro do curso desde 2009.
Érika Neves é produtora cultural do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenando a produção de todas as Mostras de Teatro do curso desde 2009. É doutoranda em Artes da Cena pelo PPGAC/ECo-UFRJ - onde também fez o mestrado (2020), especialista em 'Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado' pelo SENAC (2017), graduada em Produção Cultural pela UFF (2011) e em Serviço Social pela UFRJ (2005). Foi produtora executiva da opereta 'Caso no Júri' (UFRJ/CCPJ-Rio, 2012 e 2013), da ópera 'Don Quixote nas Bodas de Comacho' (UFRJ, 2011), das peças 'O Pirata Barba Ruiva' (2012) e 'O Reino do Mar Sem Fim' (2010/2011). Foi gestora do projeto de extensão 'Produção em Teatro' (Direção Teatral/UFRJ) de 2009-2019 e produz, desde 2009, as edições de 'À Mostra' (ISSN 2317-1022), revista-programa das 'Mostras de Teatro da UFRJ'. Desde 2013, supervisiona a produção anual do 'Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral' (ISSN 2318-6232) e, em 2012, supervisionou a produção do catálogo de 18 anos do curso de Direção Teatral ('Cenas Transversais: memórias e perspectivas futuras' - ISBN 9788599052099); bem como produziu o evento que o lançou: o 'Seminário Internacional Cenas Transversais: artes em trânsito'. Foi assistente de produção do espetáculo 'Z.É. - Zenas Emprovisadas' em sua 15ª temporada (2009), dentre outras atividades nas áreas de teatro e audiovisual, como colaboração no site Clipestesia (analisando videoclipes) e a produção do curta-metragem 'Omoidê' (2009), vencedor do 'Festival Curta Como Quiser' (2012), categoria 'Eu e eu mesmo', dirigido por Dannon Lacerda e orientado por Walter Lima Jr.
Sua pesquisa atual aborda o trágico na cena contemporânea.
É Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), de cuja fundação participou; em nível de Graduação, responsabiliza-se pela disciplina Poética do Espetáculo, no Curso de Direção Teatral (na mesma Escola), que coordenou entre 2006 e 2010. Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ.Sua produção intelectual se volta principalmente para os seguintes temas: crítica teatral, dramaturgia, teatro, contemporaneidade, representação, subjetividade. É autora de livros (entre eles "História do teatro brasileiro" (FUNARTE/UFRJ/UERJ) e ensaios em revistas especializadas e periódicos. Entre seus temas de interesse estão o corpo, o espaço e o tempo no teatro: as relações através das quais se estabelece a representação. Publicou o livro "Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro" (Rio de Janeiro: Editora Aretê, 2013). Sua pesquisa atual dedica-se ao tema "A máscara trágica e cômica na cena contemporânea". Sua pesquisa intitulada "O trágico e a cena contemporânea" deu ensejo a publicações e participações em eventos, envolvendo estudantes. Edita a revista "Ciclorama - Cadernos de pesquisa da Direção Teatral", com periodicidade anual e dedicada à publicação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados no Seminário de Direção Teatral. Participou como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ), no biênio 2015/2016.
Tem ampla atuação na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e Dramaturgia. Pesquisadora e militante do método Boal de Teatro do Oprimido desde 1993, realizou projetos nacionais e internacionais de teatro social.
Dramaturga e diretora italiana, com graduação em Letras na Universidade de Bolonha (Itália) e doutorado em Letras pela PUC-Rio, é professora de Direção Teatral na ECO-UFRJ. Dirigiu cerca de 20 espetáculos (teatro de narração, comédia, circo, ópera) com ampla circulação no Brasil e na Itália; ganhou diversos prêmios como Shell (2006), Arlecchino d’oro na Bienal de Veneza (2008), Interações Estéticas do MEC (2009 e 2010), British Art Council (2016). Em 2019 ganhou a Bolsa de Pesquisa em Fotografia do Instituto Moreira Salles.
Ativista de Teatro do Oprimido desde 1993, coordena projetos e propõe metodologias no âmbito da luta pela cidadania e da luta feminista. Em 2009, propôs o Laboratório Madalenas – Teatro das Oprimidas. Em 2012, propôs o Laboratório de Estética e Política da ECO-UFRJ que coordena, com apoio do CNPq e da FAPERJ. Publicou pesquisas sobre teatro e ativismo, especialmente sobre Augusto Boal e o Living Theatre. Pesquisa também ideias e artistas viajantes; a respeito publicou livros como Uma amizade revelada (Rio de Janeiro, 2004); Crítica da razão teatral (São Paulo, 2005); Un baritono ai tropici (Reggio Emilia, 2008); Teatro no Brasil (São Paulo, 2011); A missão italiana (São Paulo, 2014). Recentemente, voltou a pesquisar a escrita nos processos criativos, especialmente a dramaturgia; publicou ensaios sobre Pirandello e sobre tradução para a cena. É autora de 12 peças encenadas na Itália entre 2005 e 2020; seus últimos trabalhos sendo a tradução e adaptação de Antigone, de Sófocles (2019) e Baccanti, de Euripides (2020) para o Teatro Stabile de Catania, em parceria com Laura Sicignano. Seu último livro é Comédias de Goldoni (São Paulo, 2020).
É artista em geral, atriz, pesquisadora e diretora de teatro, com diversos espetáculos encenados. Integrante do Grupo Pedras e do Coletivo Bonobando.
Adriana Schneider Alcure - Professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação, da UFRJ. Bolsista do Programa CAPES / HUMBOLDT - Pesquisador Experiente, para realizar a pesquisa de Pós-Doutorado "Artistic, Political and Pedagogical Strategies in the Uses of Popular Forms of Puppet Theatre: On the Kasperltheater", no Institut für Archäologie und Kulturanthropologie, da Universität Bonn (setembro de 2018 a outubro de 2019). É artista em geral, atriz, pesquisadora e diretora de teatro, com diversos espetáculos encenados. Integrante do Grupo Pedras e do Coletivo Bonobando. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-RJ. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UNIRIO. Doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, com estágio na Freie Universität – Berlin (bolsa DAAD/CNPq).
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